27.3.10

Praia da Estação



"a revitalização do espaço público, dotando-o de infra-estrutura adequada para manifestações culturais com grande aglomeração de pessoas" (2001).

Isso foi dito quando a Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação, foi revitalizada em 2001 pela Prefeitura de Belo Horizonte. E após a revitalização, foi o que aconteceu, diversos shows e eventos entreteram a população belorizontina. Até o dia 1º de Janeiro que entrou em vigor o novo decreto do Prefeito Márcio Lacerda:

"Fica proibida a realização de eventos de qualquer natureza na Praça da Estação, nesta Capital."(2009)


Desde então uma manifestação foi organizada pela internet, a "Praia da Estação". Os mineiros estão se encontrando na praça todo sábado com roupas e acessórios praianos, como frescobol, peteca, sombreiro, canga e muita cerveja gelada. As fontes, que permaneciam desligadas para manutenção (segundo a Prefeitura), refrescaram o povo no dia 6 de março, que tomava sol e dançava ao som do maracatu do Baque Trovão. E, coincidentemente, eu estava lá presenciando essa cena maravilhosa, que casou com o exercício que a Professora Daniela Serra nos pediu, que era um ensaio fotográfico jornalístico. As fotos foram feitas por uma câmera analógica e as editei no programa Photoshop da Adobe, onde realcei a cor e coloquei as fotos no modelo de Polaroid.
O formato original está no meu Flickr.

Um comentário:

  1. Excelente, Iza!! Tanto o texto quanto as imagens estão muito bons. O resgate dos decretos deu o tom jornalístico e investigativo. Parabéns!

    ResponderExcluir