30.5.10

Os vampiros são os novos príncipes encantados?



"Os vampiros são os novos príncipes encantados? Que fenômeno é esse?"

foi o tema do debate do dia 22 de maio no Arena Jovem, na Bienal do Livro. Dentre inúmeros livros, a Arena se localizava no meio de stands de editoras distintas, dentro dela adolescentes e jovens perguntavam e eram indagados pelos escritores Leo Cunha, Fábio Carpinejar e Gisele Nogueira.

O tema foi elaborado pelo grande fenômeno vampiresco criado pela escritora Stephenie Meyer com a saga do “Crepúsculo”, o livro conta um romance entre humanos e vampiros. O livro acumulou milhões de fãs no mundo todo. Foi um grande fenômeno vampiresco da cultura pop conta a história de amor entre uma garota adolescente chamada Bella Swan e o vampiro Edward Cullen. O cordialismo do vampiro protagonista influenciou milhares de jovens para conquistar um amor impossível e romântico.


O foco da discussão do Arena Jovem, avaliou se o erotismo e a tendência ao macabro sempre existiu como um interesse dos adolescentes ou se isso está acontecendo apenas agora. Esse atual panorama da literatura infanto-juvenil, faz com que o público jovem tomado pela pressa, pela realidade imposta pela sociedade, procure algo mágico, sobrenatural, proibido. A figura do vampiro como uma pessoa perfeita, o transforma em príncipe encantado, que ultrapassa barreiras da paixão.


Para a adolescente Jackeline Nonato de 15 anos, a palestra foi esclarecedora, “importante para outras garotas que estavam tão fissuradas no vampiro como eu. Antes era com o Daniel Radcliff (protagonista de Harry Potter), agora sonho com Robert Pattison(protagonista de Crepúsculo), bruxos e vampiros. Ok, como disse o Fábio Carpinejar, eu não sei o que mais vou inventar.”.


Os escritores presentes no debate procuraram de forma descontraída mostrar para os adolescentes que esse fenômeno vampiresco acontece por ser um best-seller. E com uma linguagem jovial, incentivaram a leitura. Com temas polêmicos e atuais, a Arena Jovem atendeu todas as expextativas da Bienal do Livro de 2010.





Um comentário:

  1. Iza,
    gostei do post e do layout clean. A pauta foge do convencional e as imagens também estão legais. Senti falta dos recursos multimídia. Por exemplo, há tanto material sobre esse novo blockbuster e você não se referiu a nada disso...várias referências cruzadas poderiam ter sido feitas...pense nisso ;)

    ResponderExcluir